Algumas curiosidades sobre Mafalda
- Criada na Argentina, o ano de 1963, por Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido por Quino,sua primeira aparição foi na revista Primera Plana, no ano de 1964.
- Por mais que Mafalda seja conhecida por refletir a economia e os problemas do mundo, a intenção inicial de sua criação era de que Mafalda fosse garota propaganda de uma marca de eletrodomésticos.
- As feições do desenho foram baseadas na avó de Quino, seu criador.
- Seu amigo Felipe também foi baseado em uma pessoa real. Quino se inspirou em seu amigo cartunista Jorge Timossi, que descobriu a homenagem durante uma viagem à Argélia.
- Mafalda é fã dos Beatles e do Pica-pau. Entre as coisas que ela odeia está a sopa.
- As tirinhas já foram traduzidas em mais de 30 idiomas.
- O primeiro livro de tirinhas ( já publicadas em jornais) da Mafalda foi lançado no ano de 1966, teve a tiragem de 5 mil cópias e esgotou-se em menos de 12 dias.
- A primeira tradução para outro idioma foi feita em 1968, para o Italiano que reunia algumas tirinhas no livro “Il Libro dei Bambini Terribili”
- No Brasil, Mafalda chegou durante a ditadura militar, na década de 70.
- Em 1971, Quino cedeu e aceitou colaborar com uma produtora de desenhos coloridos na produção de 260 filmes que tinham cerca de 1 minuto de duração. As transmissões iniciaram no ano de 1973 em seu país natal, Argentina.
- Quino deixou de escrever novas histórias com a Mafalda em 1973. Muitos admiradores o acusaram de “matar” a garotinha. Ele se defendeu dizendo que o sucesso da personagem até hoje é a maior prova de que ela ainda esteja viva.
- A Plaza Mafalda foi inaugurada em 1995, em Buenos Aires e em 2009, uma estátua de Mafalda sentada em um banco foi instalada próxima ao endereço onde morava Quino.
- Mafalda foi ressuscitada diversas vezes por Quino, numa delas para ilustrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a pedido do Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância).
Comentários
Postar um comentário