Proposta de atividade envolvendo a Sétima Arte
Tema de pesquisa: Questionamentos da Mafalda
Ano: 6º ou 7º ano
Habilidade do componente Língua Portuguesa:
EF67LP11 Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
EF67LP12 Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
Objetivo: A partir da visualização do filme “Mafalda”, disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YO4vNd4iq6A&t=1537s), refletir sobre o conteúdo exibido no filme, planejar e produzir no LibreOffice uma resenha crítica, seguindo um roteiro pré-determinado pelo professor e auxiliado pelo vídeo “Resenha crítica – Brasil Escola”, também disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw).
Objeto de aprendizagem: filme, resenha crítica, LibreOffice.
Comentários
Postar um comentário